Frota do Samu ganha nova ambulância básica

Foto: Washington Nery

Mais uma ambulância de suporte básico, a USB, foi incluída à frota do SAMU de Feira de Santana, que passou a somar oito destes modelos, mais uma USA (Unidade de Suporte Avançado), equipada com UTI Móvel, além de uma motolância, que pela agilidade é usada para chegar mais rapidamente ao local do acidente, por exemplo. A nova unidade adquirida pela Prefeitura foi apresentada a imprensa nesta quinta-feira, 09. 

A quantidade destes veículos do SAMU local, diz a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, é maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que estabelece uma ambulância para cada grupo de cem mil habitantes. O IBGE estima que Feira tenha 614 mil habitantes.

“Com base nestes números e relações, o município tem três destas ambulâncias a mais do que a quantidade considerada ideal pelo Ministério da Saúde”, afirmou a secretária. “Mas o prefeito Colbert Filho busca mais recursos no Governo Federal para que este número seja aumentado”.

Ela explica que a busca de recursos para compra de novos veículos deve-se ao fato de que o período de vida útil de algumas das ambulâncias do SAMU locais se aproxima do final e a reposição é necessária para haja continuidade na prestação do serviço.

O atendimento do SAMU em Feira de Santana foi descentralizado, com a instalação das bases do Centro e da Norte, no bairro Campo Limpo. A redução no tempo para a prestação deste serviço é fundamental.

As informações são da Secom