Matrícula para estudantes que desejam ingressar na Rede Municipal será de 16 a 31 de janeiro

O prazo estabelecido pela Prefeitura para a matrícula na Rede Municipal de Educação, para estudantes novos, será de 16 a 31 de janeiro em duas etapas – de 16 a 24 serão matriculados os estudantes previamente cadastrados no Sistema Integrado de Educação; já os que ainda não estão no cadastro devem buscar a vaga no prazo de 25 a 31 de janeiro. A matrícula pode ser feita em qualquer escola municipal, desde que haja vaga.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Neves, a Rede oferece aproximadamente 54 mil vagas, mas parte delas já foi preenchida pelos ‘alunos da casa’, aqueles que já estudam em uma das 206 escolas municipais.

Quem ainda não está no cadastro pode procurar qualquer escola da Rede Municipal e solicitar a inclusão do nome, indicando a unidade de ensino onde pretende a vaga – o prazo para inscrição no cadastro de espera continua aberto até o fim de janeiro. Já a documentação necessária para a matrícula deve ser levada à escola onde o estudante vai estudar.

Os alunos que já estudavam na Rede e as famílias optaram por mantê-los na escola já foram rematriculados, conforme prazo encerrado no último dia 6 de dezembro. As crianças que concluíram a Educação Infantil tiveram as vagas asseguradas no 1º ano do Ensino Fundamental em unidades escolares municipais; foi o caso também dos estudantes que concluíram o 5º ano em 2019 e ingressam em escolas que oferecem o Ensino Fundamental II – a partir do 6º ano.

“Só com a permanência confirmada dos alunos da casa já fechamos cerca de 80% da nossa capacidade. Mas, ainda dispomos de aproximadamente 10 mil vagas para os estudantes que vêm da rede privada ou estadual”, explica o secretário Marcelo Neves. O objetivo do Governo do prefeito Colbert Martins Filho é garantir vaga para todas as crianças do município em idade escolar. 

As informações são da Secom.