Terceirizar a mão de obra no condomínio vale a pena? Síndica elenca vantagens

Foto: Divulgação

Terceirizar a mão de obra de um condomínio é uma decisão que precisa ser bem avaliada. Entregar os serviços de recepção, segurança, limpeza, zeladoria, manutenção, jardinagem, entre outros, para uma empresa especializada tem seus prós e contras. A gestão de condomínios deve ficar bastante atenta a todos os lados envolvidos na questão e dividir a responsabilidade pela decisão com todos os condôminos.

Além disso, a terceirização é uma das maneiras mais práticas de gerenciar o condomínio, já que as obrigações trabalhistas e previdenciárias, bem como os problemas de rotatividade, férias, cobertura de faltas, etc, ficam a cargo da prestadora do serviço.

A síndica Larissa Villas Boas chama atenção para o gerenciamento dos serviços essenciais que podem ser terceirizados na administração condominial. ‘É preciso fazer gestão e diminuir os encargos. Contratar uma empresa para prestar mão de obra e soluções aos moradores pode ser uma boa solução para evitar despesas que estariam sendo substancialmente repassadas aos residentes’, explica.

Essa é uma possibilidade prevista pela legislação trabalhista que permite transferir a responsabilidade de algumas atividades para uma prestadora. No Brasil, esta prática tem se tornado cada vez mais comum por conta das diversas situações problemáticas envolvendo a substituição de funcionários contratados nos dias de faltas ou períodos de afastamento, acompanhamento das demandas, supervisão do dia a dia, aumentos de salário, advertências e controle de horários, por exemplo.

As atividades que podem ser terceirizadas

• Portaria;

• Jardinagem;

• Vigilância

• Serviços gerais e de manutenção.

‘Analisar a relação de custo e benefício da terceirização ainda é vantajosa porque a dor de cabeça com tudo o que envolve os encargos trabalhistas é substancialmente menor’, avalia Larissa, proprietária da Planejar Administração de Condomínios.