Vacinação contra o sarampo segue até o final da tarde em todas as unidades básicas de saúde neste sábado

Foto: Secom

Segue até as 17h na zona urbana e às 16h30 na zona rural a vacinação contra o sarampo, promovida pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde da Família neste sábado, 30.

As unidades estão abastecidas com as doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, realizando também a atualização da caderneta de vacinação.

O público alvo da campanha, adultos não vacinados de 20 a 29 anos de idade, ou pessoas de seis meses a 49 anos podem ser vacinadas.

Na oportunidade, intensificando as ações referente a campanha de saúde do homem, Novembro Azul, todas as unidades também estão realizando a entrega de guias de exames laboratoriais para homens em qualquer faixa etária.

Na manhã deste sábado, dia D de mobilização, pouca movimentação foi registrada na Unidade de Saúde da Família do bairro Gabriela Homero. De acordo com a enfermeira da unidade, Noemy Oliveira, durante o mês da campanha a equipe promoveu diversas ações de intensificação vacinal.

“Vacinamos cerca de 35 pessoas na manhã de ontem (sexta-feira), quando realizamos uma ação de intensificação vacinal. Temos informado a comunidade e mesmo assim não percebemos uma grande adesão”, afirma a enfermeira.

Charlene Nóbrega, mãe do pequeno Heitor Nóbrega de apenas sete meses de idade, trouxe a criança para ser vacinada contra o sarampo. Ela afirma que mantém a caderneta de vacinação da criança atualizada, pois acredita na eficácia da vacina contra doenças.

“Acredito na importância da vacinação para deixar meu filho saudável, tenho receio dessas doenças e epidemias que estão voltando, e sei que muita gente deixa de vacinar, por isso faço minha parte”, explica a dona de casa.

Pedro Henrique Vieira, 25 anos, compareceu a unidade em busca da vacina tríplice viral. Na avaliação da enfermeira, o jovem já estava vacinado contra o sarampo, sendo necessário apenas atualizar a caderneta de vacinação contra o tétano, influenza e hepatite B.

Mesmo com o fim da campanha, a vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunização de crianças e adultos, sendo possível ser vacinado em qualquer período do ano.

A vacina tríplice viral protege não apenas contra o sarampo, mas também contra a caxumba e rubéola. Por este motivo, mesmo pessoas que já tiveram o sarampo, ficando imunes contra a doença, devem ser vacinadas para ficar protegida contra a rubéola e caxumba.

De acordo com a enfermeira Noemy Oliveira, pessoas de seis meses a 29 anos de idade devem receber duas doses da vacina, respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses, e dose única para pessoas de 30 a 49 anos de idade.

Precauções

A administração da vacina deve ser adiada em casos de: febre, após o uso de imunoglobulina, sangue e derivados, crianças em uso de corticosteroides, crianças em quimioterapia antineoplásica, transplantados de medula óssea, e em crianças que fazem uso de imunossupressores ou biológicos, salvo em recomendação médica.

Contraindicações

Para crianças abaixo de seis meses de idade, gestantes, pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores a esta vacina, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida e pessoas com imunidade comprometida a vacina é contraindicada.

Reações adversas

Em casos de reações adversas, a Secretaria de Saúde orienta que o paciente retorne a unidade de saúde que realizou a aplicação da vacina para fazer a notificação e encaminhamento para assistência de saúde.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento de manchas avermelhadas (exantema) até quatro dias após.

As informações são da Secom.