Hospital da Mulher está com vagas abertas para o Curso de Gestantes

Foto: Secom / PMFS

“Mulheres sabem parir e bebês sabem nascer”. Esse é o tema do Curso para Gestantes oferecido pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher. O curso é gratuito com aulas práticas e teóricas para  mulheres do 1º ao 9º mês de gestação, que fazem pré-natal na rede municipal de saúde e para aquelas que fazem pré-natal de alto risco no Hospital da Mulher.

O “Curso para Gestantes” é ministrado por enfermeiras obstétricas, enfermeiras neonatais e fisioterapeutas com objetivo de orientar as gestantes sobre o trabalho de parto, pós parto, além de desmistificar a dor de parir, principalmente para mães de primeira viagem. 

Segundo a coordenadora de enfermagem, Juliana Rigaud, é importante a participação do acompanhante, embora não seja obrigatório. “Além da orientação do curso, que abrange situações que muitas mães inexperientes não dominam, a exemplo de como fazer o curativo do couto e até de cuidados básicos com o bebê, as gestantes terão acesso as instalações e ao fluxo do atendimento do Hospital da Mulher, no sentido de conscientizá-las das prioridades no atendimento de gestantes de alto-risco”, ressalta. 

Juliana também exalta a importância do contato que as participantes do curso tem com a equipe de trabalho do hospital. “Isso é ímpar para as nossas pacientes, porque elas já chegam conhecendo a equipe que vai atendê-las na hora do parto, o que dar uma outra visão e opções das posições do parto normal. O curso também é uma forma de emponderar e vincular essas mulheres a maternidade onde vai nascer os seus bebês”, considera.

A coordenadora explica que o Curso para Gestantes ocorre desde o mês de Fevereiro de 2019 e já está em sua nona edição, com um fluxo de 104 gestantes que participaram das aulas teóricas e práticas. As inscrições para o dia 29 de outubro devem ser feitas através do telefone 3602 – 7181, das 8h às 18h.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação