Atividade física só garante boa saúde se a prática for regular, alerta especialista

Foto: Divulgação

Praticar exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para a saúde e melhorar consideravelmente o bom funcionamento do organismo. Isso todo mundo já sabe. Mas para quem acha que aquele futebol com os amigos, ou uma caminhada mais forte somente uma vez por semana são suficientes para manter a saúde em ordem, vale o alerta dos especialistas.

Ser atleta de final de semana pode até provocar sérios danos. A verdadeira mudança na saúde vem com a prática frequente das atividades físicas. “Os benefícios das atividades físicas só são realmente percebidos no dia a dia quando levamos a prática a sério, garantindo uma freqüência. Os atletas de fim de semana devem se empenhar para transformar o exercício em rotina”, explica o coordenador geral da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis.

A diferença principal entre a prática regular de atividade física e a eventual está no processo de adaptação do corpo após iniciar uma atividade regular. Por isso, quando praticamos em exercício eventualmente, corremos o risco de prejudicar o corpo. “Quando iniciamos uma atividade, e ela passa a fazer parte da nossa rotina diária, o corpo tende a se adaptar ao esforço físico. Já quando fazemos uma atividade física eventual, o corpo tende a sofrer com dores, inflamações e, até mesmo, lesões, pois ele entende com certa estranheza essa movimentação extra”, explica Guilherme.

Uma vida saudável pede exercícios aeróbicos moderados durante 150 minutos/semana, ou 75 minutos intensos, divididos em pelo menos três vezes por semana. O coração é alvo fácil para quem se aventura pelo esporte sem condicionamento. Mas não apenas ele, músculos, tendões e ossos também entram na mira e podem sofrer muito. “É necessário saber sobre alguns riscos para a saúde quando a prática de exercícios físicos é feita apenas nos finais de semana, sem maior regularidade”, afirma o especialista. Vale lembrar que a prática regular nos traz diversos benefícios, entre eles a melhoria das estruturas ósseas e musculares, redução da pressão arterial e combate ao estresse, entre outros.