Foto: Divulgação/PRF
Dois homens foram presos na sexta-feira (27) com celulares contrabandeados do Paraguai. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prisão ocorreu por volta das 17h, na BR-116, em Feira de Santana. Os aparelhos foram avaliados em mais de R$ 150 mil.
Os homens estavam em um veículo VW/Polo com placas de Minas Gerais e ao serem abordados, os agentes perceberam nervosismo e contradições. A partir daí, os policiais aprofundaram a fiscalização.
Segundo a PRF, foram encontrados 17 aparelhos de telefonia celular de última geração (Apple/iPhone 11). Cada aparelho avaliado em R$ 9.000,00 e com lançamento previsto no mês que vem no Brasil. Os celulares estavam acompanhados dos acessórios (fones de ouvido e carregador).
À equipe da PRF, os homens confessaram que adquiriram a mercadoria no Paraguai e que pretendiam transportar e comercializar a carga ilícita para Aracaju (SE).
O condutor, de 42 anos de idade, e o passageiro, de 38, foram presos em flagrante pelo crime de descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), cuja pena prevista no Código Penal varia de um a quatro anos de prisão.
Os presos e o material apreendido foram apresentados à autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Judiciária em Feira de Santana.
Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.
Com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).