Secom | Foto: Raylle Ketlly
Profissionais das unidades básicas de saúde e do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH) participaram de uma capacitação sobre o uso das canetas de insulina em pacientes diabéticos.
O treinamento realizado no auditório da Secretaria de Saúde foi promovido pela Assistência Farmacêutica e Atenção Básica. As canetas de insulina passarão a ser disponibilizadas a partir de outubro, através do Ministério da Saúde, para pessoas portadoras da diabetes mellitus tipo 1.
Para Dirlene Ramos, farmacêutica que esteve ministrando a capacitação e representante da empresa produtora das canetas de insulina, Novo Nordisk, o material possui tecnologia de ponta e pode proporcionar maior praticidade aos usuários.
“Essa caneta representa maior conforto e segurança em comparação a metodologia tradicional”, compara Dirlene.
De acordo com a referência técnica em diabetes e hipertensão, Isabela Machado, a capacitação é importante para familiarizar o profissional quanto as novas tecnologias.
“Precisamos dos nossos profissionais aptos e sem qualquer dúvida para orientar os pacientes”, afirma Isabela.
A capacitação contou também com a palestra da farmacêutica Carla Benício, da empresa Roche Diagnostics, produtora dos glicosímetros e fitas para medir a glicemia.
Os pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde deverão apresentar relatório médico. A faixa etária das pessoas que poderão receber os materiais são de 0 a 15 anos, e igual ou acima de 60 anos
“A aquisição dos materiais recebidos pela Prefeitura e Secretaria de Saúde foram baseados em dados epidemiológicos e populacionais”, informa Marcelo Soares, farmacêutico da Assistência Farmacêutica.