As flores são uma das formas mais tradicionais de homenagear aqueles que partiram, mas deixaram lembranças. Enquanto o Dia de Finados é um momento de reflexão e saudade para muitos, ele também oferece a oportunidade para alguns profissionais aumentarem seus ganhos e aliviar as contas.
A presidente do Sindicato dos Floristas de Feira de Santana, Simone Silva, destaca que o maior volume de vendas é esperado para este sábado (2), quando ocorre o feriado em tributo aos familiares e amigos.
“A procura está boa, mas muitos deixam para comprar na última hora. Aqui, aumentamos em 50% os pedidos de flores plantadas, como crisântemo, margaridas, bola belga, que são as mais procuradas por terem maior durabilidade e não acumularem água”, ressaltou Simone.
A florista Raimunda Oliveira, com 14 anos de experiência no ramo, observa que, após a última epidemia de dengue, a procura por plantas em vasos diminuiu em comparação aos anos anteriores.
“Um dos fatores para a queda na demanda é o receio das pessoas em adquirir vasos que possam se tornar criadouros de mosquitos da dengue. Para contornar essa questão, estamos usando vasos com drenagem e flores fixadas em esponjas que não acumulam água”, explicou.
Para Sheila Santos, autônoma de Santo Amaro, a data representa uma oportunidade de melhorar seus rendimentos. “Já trabalho com arranjos e costumo comprar em grande quantidade para revender nessas ocasiões, pois a procura é alta e vendemos bastante”, afirmou Sheila.
As informações são Secretaria de Comunicação Social (Secom)